(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Next Previous Contents

3. Instalação

Primeiro, para usar o Samba, suas máquinas devem estar num único segmento de rede ethernet usando o protocolo TCP/IP. O Samba não funcionará usando outros protocolos de rede. Isto é geralmente fácil já que o Linux e o Windows 95/98/NT vem com suporte TCP/IP de fábrica. No entanto, se você estiver usando máquinas Windows 3.x, o suporte a TCP/IP deve ser adicionado.

Serviços SMB não podem ser utilizados através de roteadores. Se você quer alguma coisa como isto, você terá que configurar um túnel IP, o que está além do escopo deste documento.

Para pegar a última versão do Samba, vá nesta URL e escolha o site espelho mais próximo de você: ftp://ftp.samba.org/.

Contudo, se você tiver instalado a distribuição RedHat do Linux, você terá opção de instalá-lo como um pacote. Algumas outras distribuições também incluem os binários do Samba.

Os seguintes daemons são exigidos pelo pacote Samba. Eles são instalados tipicamente em /usr/sbin e executam tanto no boot através de scripts de partida do sistema quanto via inetd.


        smbd (O daemon SMB)
        nmbd (Provê serviço de nomes NetBIOS aos clientes)

Favor notar que o serviço de nomes provido pelo nmbd é diferente daquele provido pelo serviço de nomes de domínio (DNS). O serviço de nomes do NetBIOS é um serviço de nomes "estilo Windows" usado para SMB. Em outras palavras, ter serviço de nomes de domínio DNS não diz nada sobre a habilidade do Samba de resolver nomes de hosts.

Tipicamente, os seguintes binários do Samba são instalados em /usr/bin ou /usr/local/samba/bin, no entanto a localizaçõa é opcional.


        smbclient       (Um cliente SMB para máquinas UNIX)
        smbprint        (Um script para imprimir num impressora de um host SMB)
        smbprint.sysv   (Como acima, mas para máquinas SVR4 UNIX)
        smbstatus       (Lista as conexões SMB correntes para o host local)
        smbrun          (Um script 'glue' para facilitar a execução de aplicativos em hosts SMB)

Os binários para o suporte do sistema de arquivos smbfs são discutidos depois neste documento.

Adicionalmente, um script chamado 'print' é incluido com este Como Fazer, que serve como um front-end para o script smbprint.

O pacote Samba é simples de instalar. Simplesmente pegue os fontes do local mencionado anteriormente, e leia o arquivo README da distribuição. Há também um arquivo chamado docs/INSTALL.txt na distribuição que provê um conjunto de instruções passo-a-passo.

Sequindo a instalação, coloque os daemons em /usr/sbin e os binários em /usr/bin. Instale as páginas man em /usr/local/man.

Quando você fez (make) o pacote Samba, você provavelmente especificou no Makefile a localização do arquivo de configuração, smb.conf. Esta é geralmente em /etc, mas você pode colocá-la em qualquer lugar que você queira. Para estas instruções, nós assumiremos que você especificou a localização do arquivo de configuração como /etc/smb.conf, a localização do arquivo de log como log file = /var/log/samba-log.%m e o diretório de lock como lock directory = /var/lock/samba.

Instale o arquivo de configuração smb.conf. Vá ao diretório onde o Samba foi feito (built). Procure no subdiretório examples/simple e leia o arquivo README. Copie o arquivo smb.conf encontrado naquele diretório para /etc. SEJA CUIDADOSO! Se você tem uma distribuição Linux que já tem o Samba instalado, você pode já possuir um arquivo de configuração SAMBA em /etc. Você deve provavelmente começar com este.

Se você não quer ter seu arquivo de configuração em /etc, coloque-o onde você quiser, então coloque um symlink in /etc:


        ln -s /caminho/para/o/smb.conf /etc/smb.conf


Next Previous Contents