(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

205. Instalação do Qmail

Deve-se seguir as instruções descritas no arquivo INSTALL.

Notas: Por favor, não tenha pressa em ler toda a documentação. Os números se referem aos passos de instalação no documento INSTALAR.

  • 2 - Tive que configurar os grupos e usuários manualmente segundo o INSTAL.ids.
  • 7 - ./qmail-makectl não funcionou no meu sistema. Acrescentei meu nome de domínio (mickey.n.eunet.de) manualmente em /var/qmail/control/me.
  • 23 - Certifique-se que qmail-smtpd está escrito corretamente no arquivo inetd-conf (escrevi errado, por exemplo, qmail-smptd, o que me tomou dois dias para descobrir:( ): smtp stream tcp nowait qmaild /var/qmail/bin/tcp-env tcp-env /var/qmail/bin/qmail-smtpd

205.1 Maildir2smtp

Dan Bernstein forneceu um pacote para enviar mensagens enfileiradas para um Provedor de Serviços Internet via linha discada. Este pacote está disponível como serialmailxxx a partir do seu site.

Instale este pacote como descrito na página do manual (graças a Rupert Mazzucco (maz@pap.univie.ac.at)), ele funciona assim que instalado.


maildir2smtp - acelera o maildir através do SMTP.

Maildir2smtp é projetado para transmitir mensagens através de uma conexão SLIP ou PPP. Para configurar isto na extremidade desconectada, crie um novo diretório de mensagens com o  nome alternativo:

# maildirmake ~alias/pppdir
# chown -R alias ~alias/pppdir

Coloque:

:alias-ppp

em control/virtualdomains e

./pppdir/

em ~alias/.qmail-ppp-default.  Não esqueça a barra extra em pppdir/.  Então na ativação do programa PPP execute:

maildir2smtp ~alias/pppdir alias-ppp- $IP `hostname`

substituindo  $IP pelo endereço IP remoto.

Notas:

  • Por favor leia a página do manual completamente.
  • Maildir2smtp exige o endereço IP do servidor de mensagens separado por pontos. Caso não se tenha esta informação à disposição, deve-se executar o comando "ping servidor_de_mensagens.com.br" e o número IP será informado no formato adequado.
  • Este comando pode ser incluído no programa de acesso ao sistema para eliminar toda a correspondência enfileirada após a conexão com o Provedor de Serviços Internet.


Página seguinte Página anterior Índice