(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

178. Solução de Problemas

A seguir apresentamos a solução para alguns problemas comumente encontrados.

Leitura de disquetes MS-DOS a partir do Monitor de Depuração de Placas de Avaliação.

Algumas das versões mais antigas do Monitor de Depuração de Placas de Avaliação (antes da versão 2.0) têm problemas com disquetes DOS gerados no Linux. Normalmente o monitor de depuração pode carregar os primeiros setores normalmente, mas então entra em infinitas mensagens de "setores defeituosos". Aparentemente há uma incompatibilidade entre o sistema de arquivos DOS esperado pelo monitor de depuração e a implementação Linux do sistema de arquivos DOS. Para encurtar a história: ao se defrontar com este tipo de problema, tente usar o DOS para gerar o disquete. Por exemplo, caso a leitura do arquivo MILO.cab não funcione, use uma máquina DOS, insira o disquete e execute:

     copy a:MILO.cab c:
     copy c:MILO.cab a:
     del c:MILO.cab

Tente então inicializar o disquete novamente. Isso normalmente resolve o problema.

MILO lista uma longa seqüência de caracteres O> e não aceita qualquer entrada.

Isso acontece normalmente quando o MILO foi construído para usar a COM1 como um dispositivo de console secundária. Neste caso, MILO ecoa a saída na COM1 e aceita entradas a partir da mesma porta serial. Isto é uma grande ferramenta, mas não tão útil caso se tenha um outro dispositivo diferente que um terminal. Caso isso ocorra, desconecte o dispositivo ou o desligue até que o kernel do Linux seja inicializado. Uma vez que o Linux esteja ativo e em execução, tudo deverá funcionar como esperado.

O MILO reclama que a imagem do kernel tem um número mágico inválido

Versões antigas do MILO não suportam objetos com formato de arquivos ELF, não podendo então reconhecer uma imagem ELF. Caso este problema ocorra, atualize o MILO para a versão 2.0.20 ou superior. Por outro lado, a imagem pode estar danificada. Deve-se notar ainda que o MILO pode não identificar automaticamente entre imagens compactadas ou não compactadas, sendo necessário nestes casos adicionar o sufixo ".gz" ao nome do arquivo.

MILO informa "...acionando o endereço virtual e passando para o kernel do Linux" e nada acontece

Uma possibilidade óbvia é que a imagem do kernel foi construída erroneamente ou é destinada a outros sistemas Alpha. Outra possibilidade é que a placa de vídeo seja um dispositivo TGA (Zlxp) e o kernel tenha sido construído para um dispositivo VGA (ou vice versa). É aconselhável construir o kernel com echo na COM1 e então conectar um terminal nesta porta ou tentar um kernel que venha com a distribuição Linux instalada.

MILO não reconhece o dispositivo SCSI

As imagens padrão do MILO incluem os programas de controle de dispositivos conhecidos e estáveis para Alpha (o que atualmente incluem as placas NCR 810, QLOGIC ISP, Buslogic e Adaptec 2940s e 3940). Caso a sua placa não esteja incluída, é possível que o programa de controle não esteja estável o suficiente. Tentar a imagem mais atual do MILO pode ser uma tentativa válida. Pode-se verificar quais os dispositivos SCSI, uma imagem do MILO contém através do comando "show".


Página seguinte Página anterior Índice