(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

168. Acessando a Rede

Agora que configuramos o servidor HTTP, os clientes e o servidor Linux estão interligados com outros servidores Netware, Unix ou Windows, precisamos fazer alguns pequenos ajustes no servidor Linux para poder acessar a partir do Navegador de Rede os sistemas de arquivos montados.

168.1 Acessando os sistemas de arquivo montados

Para acessar os diretórios montados nas páginas HTML existem dois métodos disponíveis:

  • Criar uma ligação no Documento raiz (/usr/local/etc/httpd/htdocs) para consultar o diretório montado como:
    Em -s /mnt/CNC_NW/vol1/home/htmldocs em uma máquina Netware  ou
    Em -s /mnt/CNC_NT  no  Windows NT ou
    Em -s /mnt/CNC_UNIX  em uma máquina Unix
    
  • Editar o arquivo srm.conf no diretório /usr/local/etc/httpd/conf e acrescentar um nome alternativo.

# Nome alternativo 
Alias /icons/     /usr/local/etc/httpd/icons/

# alias para servidor Netware
Alias /netware/   /mnt/CNC_NW/vol1/home/htmldocs/
Alias /winNT/     /mnt/CNC_NT/
Alias /unix/      /mnt/CNC_UNIX
A seguir reinicie o servidor HTTPd. Pode-se agora acessar os documentos no servidor Netware referindo-se a eles como http://linux.meudominio/netware/index.htm para os arquivos netware e notações similares para os demais.

168.2 Conectando com a Internet

É possível agora finalmente conectar a sua Intranet com a Internet para acessar o e-mail e todas as informações maravilhosas existentes. Explicações detalhadas estão disponíveis no COMO FAZER Conectando-se ao ISP a partir de http://metalab.unc.edu/mdw/HOWTO/ISP-Hookup-HOWTO.html e no mini COMO FAZER Diald em http://metalab.unc.edu/mdw/HOWTO/mini/Diald para configurar estas conexões.

168.3 Outros usos

O servidor HTTP pode ser usado em um escritório para prover acesso transparente a informações residentes em diferentes servidores, em várias localidades e diretórios. Os dados podem ser documentos simples com extensões Word ou Lotus, ou banco de dados complexos.

A aplicação desta tecnologia está sendo usada principalmente:

  • Publicação de documentos corporativos.

    Estes documentos podem incluir boletins informativos, relatórios anuais, mapas, instalações da empresa, listas de preços, literatura sobre produtos e qualquer documento que seja de interesse da entidade corporativa.

  • Acesso a diretórios.

    Acesso rápido a listas telefônicas corporativas e similares. Estes dados podem ser espelhados num servidor de Rede ou via programas CGI, onde o servidor de Rede pode servir como roteador para aplicações preexistentes ou novas aplicações. Isto significa que usando o mesmo padrão de mecanismo de acesso (navegador) as informações podem se tornar mais amplamente disponíveis e de uma maneira mais simples. Isto significa que podem ser criadas interfaces com RDBMS como ORACLE, SYBASE, INFORMIX, IBM, ADABAS, etc. para gerar informações em tempo real. Aqui está uma lista de endereços de tais servidores na Rede.

    - Acesso WEB - http://cscsun1.larc.nasa.gov/~beowulf/db/web_access.html. - Programas para acessos padrão - HTTP://www.w3.org/hypertext/WWW/RDBGate/Overview.html.

  • Páginas Corporativas/Departamentais.

    Como as culturas mudam dentro das organizações ao ponto de cada departamento se mover na direção de sua missão individual, a tecnologia da Intranet fornece o meio ideal para disponibilizar a informação atualizada a toda a Organização, a um Departamento ou a um indivíduo. Máquinas de busca poderosas fornecem os meios às pessoas para encontrarem o grupo ou o indivíduo que tenham as respostas às contínuas perguntas que surgem no curso normal do dia a dia ao se fazer negócios.

  • Aplicativos Simples de Grupos de Trabalho.

    Com o suporte a formulários HTML, os servidores podem disponibilizar entrada de dados, pesquisas e agendas comuns a diversos usuários.

  • Distribuição de Software.

    Os administradores podem usar a Intranet para disponibilizar softwares e atualizar a pedido dos usuários seus programas através da rede corporativa. Isto pode ser feito com 'Java' que permite a criação e a distribuição transparente de objetos a pedido além de dados e aplicativos.

  • Correio Eletrônico.

    Com a migração para o uso dos produtos de correio Intranet com métodos simples e padronizados para a distribuição de documentos, som, visão e outros produtos multimídia, a correspondência está avançando como um método de comunicação de fato e tornou-se muito simples. Correspondência é essencialmente comunicação de indivíduo a indivíduo, ou de indivíduo para pequenos grupos. Vários utilitários estão disponíveis na plataforma Linux para configurar um sistema de correio eletrônico, dentre eles sendmail, pop3d, imapd.

  • Usuário da Interface.

    A tecnologia Intranet está evoluindo tão rapidamente que as ferramentas disponíveis, em particular as HTML, podem ser usadas para dramaticamente modificar o modo que nós usamos as interfaces com os sistemas. Com o HTML você pode construir uma Interface que está limitada somente pela imaginação dos criadores. A beleza em usar a tecnologia Intranet é que ela é tão simples. Clicar uma hiperligação a partir do HTML pode levar você para outra página, pode fazer soar um alarme, executar um procedimento de fim de ano ou qualquer outra coisa que um programa de computador possa fazer.


Página seguinte Página anterior Índice