(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

148. Alguns dos termos usados neste documento.

Você verá freqüentemente os termos cliente e servidor usados neste documento. Eles são normalmente termos quase específicos mas neste documento eu generalizei suas definições um pouco, então eles significam o seguinte:

Cliente

O computador ou programa que inicia uma ação ou conexão com o propósito de ganhar o uso de alguns serviços ou dados.

Servidor

O computador ou programa que aceita conexões de fora, provenientes de vários computadores e fornece serviço ou dados para estes.

Estas definições não são, de qualquer modo, muito confiáveis mas elas fornecem um meio de distinguir os fins de sistemas igual para igual tais como em SLIP ou PPP os que não têm realmente clientes e servidores.

Outros termos que você verá são:

Bindery

O bindery é uma informação de configuração especializada de guarda de base de dados de rede em um servidor de arquivo Novell. Clientes Netware podem inquirir o bindery para obter informações sobre serviços disponíveis, rotas e informações de usuários.

Frame Type

É um termo usado para descrever aquele protocolo vigente usado para carregar os datagramas IPX (e IP) através dos seus segmentos de rede de estilo Ethernet. Existem quatro mais comuns que são:

Ethernet_II

Esta é uma versão refinada do padrão Ethernet DIX original. Novell distribuiu uma identidade de protocolo formal e isto significa que tanto o IPX e o IP podem coexistir agradavelmente num ambiente Ethernet_II bastante agradável. É comumente usado em ambientes Novell e é uma boa escolha.

802.3

É um protocolo I.E.E.E. definindo um protocolo de acesso múltiplo que detecta colisões (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection) (CSMA/CD). Foi baseado num padrão original Ethernet DIX com uma importante modificação: o campo de tipo (protocolo de identificação) foi convertido em um campo de extensão. É por esta razão que o IPX não executará realmente aqui. O IEEE 802.3 foi projetado para carregar somente estruturas IEEE 802.2 mas existem implementações que o utilizam para carregar diretamente estruturas IPX e surpreendentemente, isto funciona. Evite isto, a não ser que você esteja tentando trabalhar com uma rede que já tenha sido configurada para usá-lo.

802.2

É um protocolo I.E.E.E. que define um conjunto de procedimentos de Controle de Ligação Lógica. Ele estabelece uma maneira simplista de permitir que protocolos diferentes coexistam, porém é bastante limitado a este respeito. O Novell usa um Ponto de Serviço de Endereços não oficial (tipo de identificação de protocolo) mas como todo mundo também usa, isto não apresenta nenhum problema.

SNAP

SNAP é um Protocolo de Acesso a Sub-Rede. Este protocolo é projetado sob o 802.3 e 802.2, e ele expande a capacidade do multiprotocolo de 802.2 e estabelece algumas medidas de compatibilidade com os tipos de estruturas Ethernet e Ethernet_II existentes.

IPX

Internet Packet eXchange é um protocolo usado pela corporação Novell para fornecer suporte de trabalho de rede para seus produtos NetWare(tm). O IPX é similar em execução ao protocolo IP usado pela comunidade tcp/ip.

Endereço de Rede IPX

O endereço de rede IPX é um número que identifica unicamente uma rede IPX particular. A anotação para este endereço é em hexadecimal. Um exemplo parece como: 0x23a91002.

Rede IPX interna

É uma rede IPX virtual. É virtual porque não corresponde a uma rede física. É usada para estabelecer meios de identificar e endereçar unicamente uma máquina IPX particular. É geralmente útil somente para máquinas IPX que existem em mais de uma rede IPX física como servidores de arquivos. O endereço é codificado na mesma forma que é para uma rede física IPX.

RIP

Protocolo de Informação de Roteamento é um protocolo usado para propagar automaticamente rotas de rede em uma rede IPX. É executável de maneira similar ao RIP usado dentro da comunidade tcp/ip.

NCP

Protocolo Core NetWare é um protocolo de rede de sistema de arquivos projetado pela Corporação Novell para seus produtos NetWare(tm). NCP é executável de maneira similar ao NFS usado na comunidade tcp/ip.

SAP

Protocolo de Serviço de Anúncios é um protocolo projetado pela Corporação Novell que é usado para anunciar serviços de rede no ambiente NetWare(tm).

Endereço de Hardware

É um número que identifica unicamente uma máquina numa rede física na camada de acesso da mídia. Exemplos disto são os Endereços Ethernet . Um endereço Ethernet é geralmente codificado com seis valores hexadecimais separados por dois pontos, exemplo 00:60:8C:C3:3C:0F

route

A rota é o caminho que seus pacotes usam através da rede para atingir seus destinos.


Página seguinte Página anterior Índice