(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

142. Por que sub-rede?

As razões atrás de sub-rede datam do início da especificação IP - onde somente poucos sites estavam funcionando nos números de rede Classe A, o que permitia milhões de máquinas conectadas.

É evidente que um enorme tráfego e problemas de administração surgiriam se todos os computadores com endereço IP, num grande site, precisassem ser conectados na mesma rede: tentar lidar com tal monstro poderia ser um pesadelo e a rede poderia (quase que certamente) desmoronar sob o carregamento de seu próprio tráfego (saturado).

Numa sub-rede, o endereço de rede classe A pode ser dividido para permitir sua distribuição através de algumas (se não muitas) redes separadas. A administração de cada rede separada pode ser facilmente delegada.

Isto permite pequenas redes manejáveis a serem estabelecidas - a medida do possível, usando diferentes tecnologias de rede. Lembre-se, você não pode misturar Ethernet, Token Ring, FDDI, ATM etc na mesma rede física - entretanto, elas podem ser interconectadas!

Outras razões para sub-rede são:

  • O aparência física do site pode criar restrições (comprimento dos cabos) em termos de como a infra-estrutura física pode ser conectada, requisitando redes múltiplas. Uma sub-rede permite que isto seja feito em um ambiente IP usando um número de rede IP simples.

    Isto é, de fato, muito comum agora, feito pelo ISPs, que desejam ter seus clientes conectados permanentemente com números de rede IP estáticos locais.
  • O tráfego de rede é suficientemente grande para estar causando atrasos significativos. Dividindo a rede com uso de sub-redes, o tráfego que é local para um segmento de rede pode ser mantido localmente - reduzindo a sobrecarga de tráfego e acelerando a ligação da rede sem requerer mais largura de banda da rede;
  • Requerimentos de segurança podem determinar que classes diferentes de usuários não compartilhem da mesma rede - como o tráfego de uma rede pode ser sempre interceptado por um usuário habilitado. A sub-rede fornece um caminho para proteger do departamento de publicidade de farejadores, o tráfego de rede da R & D (ou estudantes que estão farejando a rede de administração)!
  • Ter equipamentos que usam tecnologias de rede incompatíveis e é necessário interconectá-los (como mencionado acima).


Página seguinte Página anterior Índice