(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

106. Introdução

106.1 O Linux é Adequado a Você?

Você quer mudar do DOS para o Linux? Boa idéia: o Linux é tecnicamente superior ao DOS, Windows 95 e mesmo ao Windows NT. Mas tome cuidado: ele pode não ser útil para você, se você não for o tipo adequado de usuário. De fato, DOS e Windows são mais usados para jogos e produtividade de escritório, ao passo que o Linux dá seu melhor em trabalho em rede, desenvolvimento e computação científica. O Linux é incrivelmente poderoso, mas aprender como aproveitar esse poder leva tempo. Assim, se você precisa principalmente de programas comerciais, ou se você não está disposto a aprender novos comandos e conceitos, é melhor procurar outra coisa.

Tornar o Linux mais fácil de usar é um trabalho em andamento, mas não espere tornar-se proficiente sem ler muita documentação e usá-lo por pelo menos um mês. O Linux não lhe dará resultados instantâneos. Apesar destes avisos, eu tenho 100% de confiança de que, se você se encaixa no perfil adequado de usuário, encontrará no Linux o nirvana para seu computador, e nunca mais vai querer usar DOS ou Windows novamente. A propósito, Linux + DOS/Win podem co-existir na mesma máquina sem problemas.

Pré-requisitos para este COMO FAZER:

  • conhecer os comandos e conceitos básicos do DOS;
  • ter o Linux, possivelmente com o X Window System, corretamente instalado no seu PC;
  • ter como interpretador de comandos -- o equivalente ao COMMAND.COM--- o bash.

A menos que especificado o contrário, todas as informações desta obra visam o mau e velho DOS. Há informações sobre o Windows aqui e ali, mas tenha em mente que o Windows e o Linux são totalmente diferentes, ao passo que o DOS é uma espécie de parente pobre do UNIX.

106.2 É sim. Diga mais.

Você instalou o Linux e os programas de que precisava no seu PC. Você criou uma conta para você mesmo (se não, digite adduser agora!) e o Linux está rodando. Você digitou seu nome e sua senha, e agora está olhando para a tela pensando: "E agora?"

Não se desespere. Você está quase pronto para fazer as mesmas coisas que costumava fazer com DOS/Win, e muito mais. Se você estivesse rodando DOS/Win ao invés de Linux, estaria fazendo alguma das seguintes tarefas:

  • executando programas e criando, copiando, visualizando, apagando, imprimindo e renomeando arquivos;
  • mudando, criando e apagando seus diretórios, e listando seu conteúdo (com CD, MD, RD, DIR);
  • formatando disquetes e copiando arquivos de/para eles;
  • personalizando o sistema;
  • escrevendo arquivos .BAT e programas na sua linguagem favorito;
  • o 1% restante.

Você ficará feliz em saber que estas tarefas podem ser realizadas no Linux de uma maneira similar ao DOS. No DOS, o usuário médio utiliza muito pouco dos mais de 100 comandos disponíveis: o mesmo, até certo ponto, vale também para o Linux.

Conceitos Introdutórios

A melhor maneira de aprender algo novo é praticando. Você é fortemente estimulado a experimentar e brincar com o Linux: você não danificará seu sistema assim. Alguns pontos:

  • primeiro, como sair do Linux com segurança. Se você estiver numa tela de modo texto, pressione <CTRL-ALT-DEL>, espere o sistema reinicializar e desligue o PC. Se você estiver trabalhando sob o X Window System, pressione <CTRL-ALT-BACKSPACE> primeiro, e depois <CTRL-ALT-DEL>. Nunca desligue nem reinicialize o PC diretamente: isto pode danificar o sistema de arquivos;
  • diferentemente do DOS, o Linux tem mecanismos embutidos de segurança. Arquivos e diretórios têm permissões associadas a si; conseqüentemente, alguns deles não podem ser acessados pelo usuário normal; (veja a Seção Permissões e Propriedade). O DOS, ao contrário, permite que você apague todo o conteúdo de seu disco rígido;
  • há um usuário especial chamado "root": o administrador do sistema, com poder total de vida e morte sobre a máquina. Se você trabalha no seu próprio PC, você será root também. Trabalhar como root é perigoso: qualquer erro pode danificar seriamente ou mesmo destruir o sistema, como no DOS/Win. Não trabalhe como root a menos que absolutamente necessário;
  • grande parte da complexidade do Linux deve-se a sua extrema configurabilidade: virtualmente todo recurso e todo aplicativo pode ser personalizado através de um ou mais arquivos de configuração. Complexidade é o preço a pagar pelo poder;
  • redirecionamento e canalização são recursos adicionais no DOS, mas muito importantes e muito mais poderosos no Linux. Comandos simples podem ser juntados para realizar tarefas complexas. Eu sugiro fortemente que você aprenda a usá-los.

Conseguindo Ajuda

Há várias maneiras de se conseguir ajuda no Linux. As mais importantes são:

  • ler a documentação---falo sério. Embora o COMO FAZER que você está lendo sirva como uma introdução ao Linux, há vários livros que você realmente deve ler: "Linux Installation and Getting Started" ( http://sunsite.unc.edu/mdw/LDP/gs/gs.html), de Matt Welsh, "Linux User Guide", de Larry Greenfield, ( ftp://sunsite.unc.edu/pub/Linux/docs/linux-doc-project/users-guide), e o Linux FAQ ( http://sunsite.unc.edu/mdw/FAQ/Linux-FAQ.html). Sinta-se com a consciência pesada até que você tenha lido pelo menos um deles;
  • a documentação dos pacotes instalados na máquina é normalmente encontrada nos subdiretórios sob /usr/doc/;
  • para obter ajuda sobre os "comandos internos" do shell, digite help ou, ainda melhor, man bash ou info bash;
  • para obter ajuda sobre um comando, digite man comando, que chamará a página de manual ("man") pertinente ao comando. Alternativamente, digite info comando, que chamará (se houver) a página info pertinente ao comando. Info é um sistema de documentação em hipertexto, talvez não muito intuitivo de início. Finalmente, você pode tentar apropos comando ou whatis comando. Com todos esses comandos, pressione `q' para sair.

106.3 Convenções

Ao longo desta obra, os exemplos normalmente seguirão o seguinte formato: <...> é um argumento obrigatório, ao passo que [...] é um argumento opcional. Exemplo:

$ tar -tf <arquivo.tar> [> arquivo_redir]

arquivo.tar deve ser indicado, mas o redirecionamento para arquivo_redir é opcional.

"LPM" significa "por favor Leia as Páginas de Manual para mais informações".

Quando o prompt de um exemplo de comando for `#', o comando pode ser executado apenas pelo root.


Página seguinte Página anterior Índice