(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

84. Será que tenho tudo que é necessário?

Antes de tudo, será necessário ter uma versão do ls que saiba usar cores de forma apropriada. Tente este comando no console de texto do Linux ( num xterm isto também funciona ):

% ls ‐‐color

( o % é um indicador do prompt ( indicador de entrada de dados ) do interpretador de comandos ):

Se for dada uma mensagem de erro indicando que o ls não compreende a opção, será necessário instalar uma nova versão do pacote de arquivos utilitários da GNU. Se você não tem um pacote de atualização apropriado para a sua distribuição, obtenha a última versão no seu espelho GNU e faça a instalação diretamente da fonte.

Se não houver mensagens erros, significa que o ls compreende o comando. Infelizmente, algumas das versões mais prematuras incluídas com o Slackware ( e possivelmente outras distribuições ) contêm erros. O ls incluído com o RedHat 4.1 versão 3.13 funciona perfeitamente.

% ls ‐‐version
ls - GNU fileutils-3.13

Se for executado o comando ``ls ‐‐ color'' num console de texto, a saída deve ser colorida de acordo com os padrões estabelecidos nos sistema, e você pode decidir o que você quer que mude.

Se isto for executado num xterm, você pode ou não ter as cores alteradas. Assim como o ls sozinho, o programa original do xterm não tem suporte de cores para programas sendo executados dentro dele, porém, as versões mais novas já tem este suporte. Se o seu xterm não suporta o uso de cores, você deve obter uma nova versão como é descrito no fim deste documento. Entretanto, você pode mudar para um terminal de texto e continuar de lá.


Página seguinte Página anterior Índice