(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

73. Como os profissionais fazem isso

É possível perceber que os discos de inicialização das maiores distribuições, tais como Conectiva Linux, Red Hat, Slackware ou Debian, parecem ser mais sofisticados do que o descrito neste documento. Discos de inicialização de distribuições profissionais são baseados nos mesmos princípios aqui descritos, mas empregam alguns detalhes adicionais, uma vez que devem atender a um número maior de sistemas e situações. Inicialmente, eles devem ser capazes de funcionar com uma grande variedade de hardwares, sendo necessário então interagir com o usuário e carregar diversos arquivos de dispositivos. Segundo, eles devem ser preparados para trabalhar com diversas opções de instalação, com diferentes níveis de automação. Finalmente, distribuições normalmente combinam funcionalidades de instalação e emergências.

Alguns discos de inicialização contém uma funcionalidade chamada initrd (disco em memória inicial). Esta funcionalidade foi introduzida com a versão 2.0.X e provê grande flexibilidade, permitindo que o kernel seja carregado em duas fases. Quando o kernel é inicializado, ele inicialmente carrega uma imagem do disco em memória a partir do disquete de inicialização. O disco em memória inicial é um sistema de arquivos raiz contendo um programa que é executado antes que o raiz verdadeiro seja carregado. Este programa normalmente inspeciona o ambiente e solicita que o usuário selecione entre diversas opções de inicialização, tais como o real dispositivo que deve ser utilizado para a carga do sistema de arquivos raiz. Tipicamente ele carrega módulos adicionais não incluídos no kernel. Quando o programa inicial termina, o kernel carrega o raiz original e o processo de inicialização continua normalmente. Para maiores informações sobre o initrd, veja /usr/src/linux/Documentation/initrd.txt e ftp://elserv.ffm.fgan.de/pub/linux/loadlin-1.6/initrd-example.tgz.

As informações a seguir são um resumo dos discos de instalação de cada uma das distribuições, baseado na inspeção de seus sistemas de arquivos e dos códigos fontes. Não podemos garantir a exata acuidade das informações aqui descritas, ou se elas forem alteradas em novas versões.

Slackware (v.3.1) usa uma inicialização similar a um LILO descrito na seção Transferindo o kernel com o LILO. O disco de inicialização do Slackware apresenta uma mensagem (``Bem-vindo ao disco de inicialização do kernel do Slackware Linux!'') usando o parâmetro message do LILO. Após, o usuário é instruído a entrar com os parâmetros de inicialização, se necessários. Após a inicialização, um sistema de arquivos raiz é carregado de um segundo disco. O usuário executa o programa setup que inicia a instalação. Ao invés de usar um kernel modular, Slackware provê uma série de diferentes kernels e depende do usuário a escolha do mais adequado aos seus requisitos de hardware.

RedHat (v.4.0) também utiliza a inicialização do LILO. Ele carrega um disco em memória compactado a partir do primeiro disco, o qual executa um programa init customizado. Este programa solicita os arquivos de controle de dispositivos e carrega-os de um disco suplementar quando necessário.

Debian (v.1.3) é provavelmente o mais sofisticado disco de instalação. Ele utiliza o carregador SYSLINUX para permitir várias opções de inicialização, usando então uma imagem do initrd para guiar o usuário pelo processo de instalação. Aparenta usar tanto um init quanto um interpretador customizados.


Página seguinte Página anterior Índice