(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

66. Introdução

Discos de inicialização do Linux são úteis em diversas situações, tais como:

  • Testes de um novo kernel.
  • Recuperação de falhas de disco -- qualquer coisa que pode variar desde um setor de inicialização à uma quebra de cabeça de disco.
  • Consertando um sistema defeituoso. Um pequeno erro como superusuário pode tornar o sistema sem condições de uso, e pode ser necessário inicializar o sistema a partir um disquete, para consertá-lo.
  • Atualizar arquivos críticos do sistema, tais como o libc.so.

Há várias formas de se obter discos de inicialização (boot):

  • Usar um de uma distribuição como Slackware, Red Hat, Conectiva Linux, o qual permitirá que ao menos o sistema seja inicializado.
  • Usar um pacote desenvolvido para a criação de discos de emergência.
  • Aprender o que é necessário para cada tipo de disco operar e construir um por conta própria.

Algumas pessoas escolhem a última opção, construindo os seus próprios discos de emergência. Desta forma, na ocorrência de algum problema, eles podem saber o que deve ser corrigido. Mais ainda, é uma grande maneira de aprender como o Linux funciona.

Este documento assume alguma familiaridade com os conceitos básicos de administração de sistemas Linux. Por exemplo, deve-se conhecer os conceitos de diretórios, sistemas de arquivos e disquetes. Deve-se saber ainda utilizar os comandos mount e tt/df/, bem como o significado dos arquivos /etc/passwd efstab e como eles estão constituídos, assim como saber que a maioria dos comandos deste COMO FAZER devem ser executados como superusuário (root).

A construção de um disco de inicialização do nada pode ser bem complexa. Caso não se tenha lido os conteúdos do FAQ do Linux e documentos relacionados, como por exemplo, o COMO FAZER Instalação Linux e o Guia de Instalação Linux, não é aconselhável tentar-se a construção dos discos desta forma. Caso se necessite somente de um disco de emergência que funcione, será muito mais simples utilizar um pré-existente. Veja o Apêndice Discos de Inicialização Pré-Configurados, abaixo, a fim de verificar onde encontrá-los .


Página seguinte Página anterior Índice