(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

55. Apêndice

55.1 Uma mensagem para distribuidores Linux

Se você é um distribuidor Linux, obrigado por ler tudo isso. Os laptops estão se tornando cada vez mais populares, mas a maioria das distribuições Linux ainda não está muito bem preparada para a computação portátil. Por favor faça este documento obsoleto e mude isso para a sua distribuição.

  • A instalação de rotina deve incluir uma configuração otimizada para laptops. A ``instalação mínima'' é freqüentemente insuficiente. Há muitas coisas que um usuário de laptop não precisa. Alguns pequenos exemplos: não há necessidade de diferentes versões de vi ( como as achadas no SuSE Linux ). A maioria dos sistemas portáteis não precisa de suporte para impressora ( eles nunca estarão conectados a uma impressora, a impressão geralmente é feita pelos computadores de mesa em casa ). Apenas alguns laptops não precisam de qualquer suporte de rede.

  • Não esqueça de descrever problemas de instalação específicos de laptop, como por exemplo: como instalar sua distribuição sem uma unidade de cd-rom ou como configurar o controlador de rede.

  • Acrescente um gerenciamento de energia melhor e similarmente um suporte pcmcia para a sua distribuição. Adicione um kernel pré-compilado e um conjunto de alternativas de controladores pcmcia com suporte a apm, de modo que o usuário possa instalar conforme a necessidade. Inclua um pacote apmd pré-compilado na sua distribuição.

  • Acrescente suporte para configurações de rede com chaveamento dinâmico. A maioria dos laptops com Linux viaja entre locais com diferentes configurações de rede ( por exemplo: a rede de casa, a do trabalho, a da universidade ) e tem de mudar a identificação de rede freqüentemente. Mudar a identificação de rede de um sistema Linux é doloroso em muitas distribuições.

Por favor me mande uma mensagem se sua distribuição é otimizada para computadores portáteis e que tipo de recursos foram adicionados para isso. Futuras versões deste COMO FAZER irão incluir uma seção onde você pode anunciar os recursos de laptop da sua distribuição.

55.2 Créditos

  • A maior parte das informações sobre as tecnologias de bateria é baseada no artigo ``Stromkonserve'' de Michael Reiter, publicado na ``c't Magazin fuer Computertechnik'' (Heise Verlag Hannover, Alemanha), edição 10/96, página 204. Usado com a devida permissão. Visite o seu site em http://www.heise.de/.

  • As seguintes pessoas contribuiram para este documento:

    Frithjof Anders <anders@goethe.ucdavis.edu>
    David Bateman <dbateman@ee.uts.edu.au>
    Florent Chabaud <chabaud@celar.fr>
    Markus Gutschke <gutschk@uni-muenster.de>
    Kenneth E. Harker <kharker@cs.utexas.edu>
    Bjoern Kriews <bkr@rrz.uni-hamburg.de>
    R. Manmatha <manmatha@bendigo.cs.umass.edu>
    Juergen Rink <jr@ct.heise.de>
    Grant Taylor <gtaylor@picante.com>
    James Youngman <JYoungman@vggas.com>
    

55.3 Sobre este documento

Este documento menciona o termo bateria 53 vezes.

A versão atual deste e muitos outros COMO FAZER, muitos deles muito mais úteis do que este, podem ser achados no principal site de documentação do Linux http://sunsite.unc.edu/mdw/linux.html ou em um de seus vários sites espelhos.

A maior parte deste texto foi escrito durante minhas viagens entre Hamburg e Hannover nos trilhos da Alemanha ( as novas cabines de 2 pessoas tem saídas de energia para laptops ).

Agora cante comigo : ``...on the road again...''


Página seguinte Página anterior Índice