(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

51. Introdução

51.1 Antes de você perguntar

Este documento não descreve como fazer a instalação do Linux em laptops, mas sim como otimizar um Linux já instalado num laptop. Por favor leia o COMO FAZER Instalação ou o manual da sua distribuição para ajudá-lo com a instalação.

Este documento não descreve como usar uma fonte de energia ininterrompível e o computador alimentado ( embora uma alimentação seja uma grande bateria ). Leia o COMO FAZER Alimentação para mais detalhes a respeito deste assunto.

51.2 Sobre o quê é este documento

Atualmente mais e mais pessoas possuem computadores portáteis e, do mesmo modo, mais e mais pessoas instalam Linux nessas máquinas.

Geralmente, instalar e usar o Linux num laptop não é nenhum problema, então, vá em frente e experimente. Diferente de outros sistemas operacionais, o Linux ainda suporta e funciona bem em antigos equipamentos, então, dê um novo propósito para a vida do seu portátil fora de uso, instalando Linux nele.

Se precisar de ajuda com a instalação do Linux num laptop ou se tiver qualquer dúvida sobre equipamentos de laptop, pode-se consultar a excelente Página Web do Laptop com Linux em http://www.cs.utexas.edu/users/kharker/linux-laptop/ onde você irá achar muitas informações úteis e ajuda detalhada. Esta página descreve a configuração de equipamentos para modelos e conjuntos de processadores de laptop específicos.

Este COMO FAZER porém, irá focar um problema que é comum em todos os sistemas portáteis: o Consumo de Energia.

Ainda não encontrei uma distribuição Linux que venha com uma configuração otimizada para laptops. Uma vez que não pude achar este tipo de informação, resolvi coletar alguns truques simples mais eficazes, que ajudam a economizar a bateria e aumentar o tempo de funcionamento de um sistema quando usando uma bateria.

(Nota: Recebi uma queixa de um leitor, dizendo que estas dicas não são muitos eficientes com o laptop dele. Então, será que tudo isto funciona? Sim, mas não espere milagres. Fui capaz de aumentar o tempo da minha bateria de laptop de 90 para 120 minutos.)

51.3 Guia

Se você é um usuário profissional de laptop, você pode provavelmente pular a seção Informações Gerais, e avançar diretamente para a seção Mudando algumas configurações de sistemas gerais. Caso você seja um distribuidor Linux, por favor leia Uma mensagem para distribuidores Linux.

51.4 Retorno

O seu retorno será bem vindo. Por favor mande comentários para hanno@lava.de. Funcionou no seu sistema? Tem novas dicas? Existem referências ou endereços inválidos neste texto?

Me desculpem, mas não serei capaz de ajudar você com perguntas sobre modelos específicos de laptop. Não clamo por ser um guru dos laptops, apenas tenho um laptop e quero compartilhar as informações que coletei. Por favor verifique primeiro a página web do Laptop com Linux, provavelmente alguém já terá escrito uma página dedicada ao seu modelo. Pergunte para o suporte técnico do seu fabricante, ou dê uma olhada no grupo de notícias do laptop comp.sys.laptops .

51.5 Nota do autor

Todos os métodos aqui descritos foram testados por mim e funcionaram bem no meu laptop. Todavia não posso garantir que qualquer informação aqui contida não irá travar ou danificar seriamente o seu sistema. A vida é perigosa, então, faça cópias de segurança dos seus arquivos importantes antes de tentar mexer com a configuração do seu Linux. Se algo der errado, não assumirei qualquer responsabilidade pela sua perda de dados. Em outras palavras: não processe-me. Obrigado.

51.6 Direitos Autorais

Este documento deve ser distribuído sob a notificação padrão de direitos autorais de documentos COMO FAZER, disponível na pasta HOWTO em http://sunsite.unc.edu/mdw/linux.html.


Página seguinte Página anterior Índice