(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

8. Usando gpm para Chavear os Modos do Mouse

gpm é o programa que permite o uso do mouse no modo console. Ele é geralmente incluído nas distribuições Linux, e pode ser executado da linha de comando ou num roteiro de inicialização /etc/rc.d/rc.local. Observe que as distribuições nem sempre tem as versões mais recentes ( 1.13 quando escrevia ), as quais podem ser achadas em espelhos do sunsite.unc.edu.

Os principais modos para mouses seriais no gpm são:

gpm -t ms
gpm -t msc
gpm -t help

para os modos MouseSystems ou Microsoft ou para testar o mouse para você e dizer o que foi achado. Para executar o gpm no modo MouseSystems, será necessário um parâmetro -3, e possivelmente uma opção DTR, usando o parâmetro -o dtr:

gpm -3 -o dtr -t msc

O gpm é freqüentemente capaz de reconhecer todos os três botões do mouse, igualmente no modo Microsoft. E novas versões ( Versão 1.0 e posteriores (?)) podem fazer com que essa informação esteja disponível para outros programas. Para isso funcionar, é necessário executar o gpm com o parâmetro -R, assim:

gpm -R -t ms
Isto irá fazer com que o gpm re-exporte os dados do mouse para um dispositivo novo, chamado /dev/gpmdata, que parece como um mouse para qualquer outro programa. Observe que este dispositivo sempre usa o protocolo da MouseSystems. O seu Xconfig pode ser configurado para usar isso ao invés de /dev/mouse como é mostrado mais abaixo. Porém, tenha certeza que o gpm está sempre funcionando quando se usa o X. Algumas pessoas relataram que alguns eventos do botão do meio, não são interpretados corretamente pelo X quando esta técnica é usada, o que pode ser ruim para uma instalação de mouse individual.

Mudando o mapeamento dos botões no gpm e no X ( gustafso@math.utah.edu)

Você pode achar que o gpm usa mapeamentos de botões padrões diferentes para o X, então, o uso de ambos os sistema na mesma máquina pode ser confuso. Para fazer com que o X use os mesmos botões para selecionar e colar as operações como o gpm, use o comando X:

xmodmap -e "pointer = 1 3 2"
que faz com que o botão esquerdo selecione e o botão direito cole, tanto para mouses com 2 ou 3 botões. Para forçar o gpm a usar o mapeamento de botões padrão do X, inicialize-o com o parâmetro -B, por exemplo:
gpm -t msc -B 132


Página seguinte Página anterior Índice